Wednesday, May 23, 2007

Ama-Seca


A vocês não sei, mas a mim há muito que esta palavra me intrigava. Mas o que é uma Ama-seca? (Uma senhora que é ama e que se limpa sempre bem quando sai do duche? Uma senhora que cuida de crianças e tem um guarda-chuva como a Mary Poppins?)

Lá fui à Internet (where else?) e toca de pequisar (e eu que ainda sou do tempo em que íamos à bibiloteca!). Devo dizer-vos que não foi preciso muito para comprovar a minha ignorância.

Este termo, vem do tempo da escravatura e era dado a uma senhora que cuidava de crianças sem as amamentar. A essas, chamava-se amas de leite.

E agora pensem nos dias de hoje: quantos de vocês achariam viável os vossos bebés mamarem do peito de outra pessoa que não o da sua mãe?

É que neste quesito só há um substituto aceitável: o biberon. E porque não biberão?

3 comments:

Calais Pedro Family said...

Por ca (EUA) existe agora uma forte pressao/incentivo para amamentar e, com essa pratica muito saudavel, os costumeiros exageros americanos: criaram logo alternativas para quem nao tenha leite ou tempo para isso: bancos de leite,ie, na pratica e quase como por o nosso filho/a a mamar num peito anonimo (embora menos intimo), pois so tem de se comprar o dito cujo leite materno que algumas maes caridosas andaram a bombear sabe-se la ha quantas horas! Uma amiga minha fez uma doacao e nem sequer lhe agradeceram. Ja vale a pena o sacrificio!

Anonymous said...

O problema não era o dar biberão, mas sim por este estar seco, sem leite... Só em 1928, graças ao Prof. Egas Moniz que se começou a produzir leite em pó. Naseceu a Nestlé em Portugal. Com isso as mães puderam dar o biberão aos seus filhos, comecaram a trabalhar o dia todo, e talvez hoje o problema da obesidade infantil tenha as suas raizes em 1928. Por mim, venham as amas secas, e porque não as amas de leite também.

Anonymous said...

À Schoka

Isso quer dizer que na tua imensa preguiça e desconhecimento de que todo ser humano é igual, preferes a escravatura ("por mim, venham as amas secas, e porque não as amas de leite também)...

Bem, se te disser que pessoas que gostariam de viver como senhores da época da escravatura não possuem alma, acreditarias?