Wednesday, August 29, 2007

O futuro hoje

Aqui fica um excerto de uma entrevista a Douglas Melton, o maior especialista dos EUA em células-tronco e que faz pesquisa em Harvard.
Confesso que o que eu queria era criar um bocadinho de polémica com este post, porque sei que há várias opiniões sobre o assunto. ;)



Estudos indicam que as células-tronco do cordão umbilical podem curar doenças. Vale a pena os pais armazenarem o cordão umbilical dos seus filhos?


Pode ser um bom seguro de vida, mas os pais devem levar em consideração que, pelo que a ciência descobriu até agora, as células do cordão umbilical só são úteis para tratar doenças sanguíneas, como leucemia. Elas não podem ser utilizadas para tratar doenças neurológicas ou diabetes.


Quais as descobertas recentes mais significativas no campo das células-tronco?

Os cientistas descobriram sua existência no sistema nervoso e nos músculos. Até então, acreditava-se que apenas a pele, o sangue e o intestino as abrigassem. Outra contribuição para a ciência foi a descoberta de que é possível retirar algumas células-tronco e reimplantá-las no organismo. Já conseguimos fazer isso com ratos e começaremos a realizar as experiências em seres humanso nos próximos anos.

Qual a vantagem de trabalhar com células-tronco embrionárias, retiradas de embriões humanos, em lugar de células-tronco adultas?

As células-tronco embrionárias são mais potentes, desenvolvem-se de maneira mais fácil e, ao contrário das células adultas, podem formar qualquer parte do corpo.

(in, VEJA Edição de 8 Agosto de 2007)

1 comment:

Calais Pedro Family said...

Aqui ha uma grande campanha nesse sentido de preservar as celulas dos cordoes umbilicais. Custa um dinheirao, pois claro, e na pratica... nao sei bem...