Thursday, January 10, 2008

Persepolis














Para pena de uma pessoa cá em casa, não sou a maior fã de banda desenhada. Conheço o básico e gosto, mas sem a paixão que move muitos. Mas este Natal ofereceram-me este livro, Persepolis (já adaptado para o cinema, vejam aqui o trailer) e digo-vos é das melhores coisas que já li.

Desde o "Maus" (relato dos sobreviventes ao nazismo) que uma BD não me despertava tanto interesse. É uma obra prima. Muito simples, com umas ilustrações a preto e branco e, talvez por isso, até pouco apelativas à primeira vista. Mas do mais cuidado, feminino e bem contado.

É a história da transformação do Irão numa ditadura islâmica contada por uma miúda da classe média. De como mulheres habituadas a uma vida normal foram obrigadas a render-se ao véu e a muitos outros costumes islâmicos.

Mais do que isso é uma forma de nos fazer pensar como a aparente normalidade e segurança que temos pode, quase sem se darmos por isso, desaparecer. E como os pais e mães nessas situações têm de reagir.

Para além disso, é muito interessante, termos outra versão do Médio Oriente que não a que nos chega pelas notícias todos os dias. Vale mesmo a pena.

Obrigada S. pela oferta.

2 comments:

Prezado said...

Diga-se que a animação é genial.

Calais Pedro Family said...

Fiquei curiosa. E interessante falares neste livro apos termos lido (ouvido) dois livros durante a nossa longa viagem - The Kite runner e A Thousand Splendid Sun , ambos do Khaled Hosseini - que tambem decorrem num pais islamico, o Afganistao. Recomendo-tos,embora te diga que sao ambos fortes, tristes e que, sobretudo, nos fazem pensar na boa e tranquila vida que ainda temos no Ocidente.
Beijinhos!