Tuesday, January 8, 2008

Bolachas e Bom Senso

É com vergonha que aqui assumo que nos últimos tempos tenho usado muito das primeiras e pouco das última.

Não sei se é uma fase da idade, se é a percepção (vá-se lá saber como) de que vem aí mais uma criança para lhe fazer concorrência, mas as birras da minha filha sucedem-se. De uma pequena santa que ía para todo o lado feliz e contente, passámos para o Pack birras no chão a bater pés e mãos, com direito a gritos e muitos "Pára!" e "Ajuda!". Se ela aprende "Acudam" estou feita ;)

Qualquer tarefa implica o dobro (ou triplo) do tempo, uma paciência infinita e argumentações dignas de séries de tribunal. Como a minha filha ADORA comer, tenho usado a bolacha como moeda de troca.

E aqui fica a minha vergonha com uma atitude tão pouco pedagócia, e por favor não me dêem sermões sobre obesidade infantil, porque eu própria me repreendo sempre que o faço, mas é o desespero que fala mais alto:

- Olha J. agora tens de ir para o carrinho, vamos passear.
- Não.
- Olha mas senta-te que a mãe vai levar-te a ver coisas muito giras.
- Não! Pára!
- Mas podemos procurar um cão na rua, tu gostas tanto de cães.
- NÃO QUERO!
- Mas a mãe não consegue levar-te ao colo e ao carrinho ao mesmo tempo...
- BUÁÁÁÁ!
- Não queres ir procurar o cão? Então o que queres ir ver?
- BUÁÁAÁÁ! (acompanhado de cena no chão a bater os pés)
- Bem , se não vais a bem vais a mal. Agora vais para o carrinho!
- (Enchendo os pulmões e pondo o corpo em prancha para não haver hipótese de a sentar) Pára!Pára! Ajuda! Chãaaaaao!
- Por favor... a mãe promete que quando puder te tira do carrinho e vais a pé.
- BUÁÁÁÁ! CHÃAAAAOOOO! PÁAAAARA!
- J! Senta-te no carrinho que a mãe dá-te uma bolacha.
- Xim!

Percebem a minha frustração? A única coisa que me vale, é que não é esquisita nas bolachas. E neste momento já passei para as de água e sal....

3 comments:

Anonymous said...

Como eu te compreendo! Com a Clarinha é a mesma coisa...o que anima é sabermos que é uma FASE e há-de passar!

Mamã said...

Obrigada pela solidariedade, estava a precisar ;)

Prezado said...

A corromper a bébé, não se faz... ;)