Monday, September 24, 2007

Civismo e ...99 cêntimos


Hoje fui ao Ikea. Depois de dilatar todas as veias consumistas do meu corpo, e antes que o meu cérebro explodisse de tanto ... e 99 centímos que viu, fui tomar um cafezinho.

Confesso que fiquei um bocadinho envergonhada com os cartazes por toda a cafeteria, que nos explicavam porque é que devemos levantar os tabuleiros num serviço self-service e não os deixar por ali espalhados. Ou porque é que só nos devemos sentar depois de já termos a nossa refeição, que não é preciso "marcar" lugar num espaço onde a ideia é sentar, comer e sair.

Não sei se lá na Suécia eles também têm que explicar isso às pesoas. Aqui, sei que têm, porque a verdade é que o bom do Tuga não sabe. Melhor, faz que não sabe: "era o que faltava, eu agora é que levanto o tabuleiro? Agora sou empregado, não?"

Durante a minha gravidez, no auge da minha loucura hormonal, várias vezes fui descompor pessoas que guardavam mesa na zona da restauração do shopping. (Aquilo dava-me uma satisfação que não imaginam). As respostas que tive foram variadas, sendo que acho que nunca fui ameaçada fisicamente devido ao meu estado "frágil". Mas uma das respostas, de uma senhora com idade para ser minha mãe foi: "Se todos fazem porque é que eu não devo fazer também?"


Ora é com esta frase que me parece termos um bom ponto de partida, para explicarmos aos nossos filhos porque é que não temos de seguir a carneirada, nem temos de continuar esta falta de civismo nacional.

E já agora: aproveitem o cartão Ikea Family. É grátis e dá descontos ;)

6 comments:

Prezado said...

É verdade, reclamavas com gosto e por tudo e por nada. As vantagens da gravidez... Ninguém pode contrariar uma grávida, são sagradas.

mãe de dois said...

Também fiz dessas na fila da caixa do supermercado que era suposto ser reservada a grávidas, deficientes motores e pessoas com bebés de colo. Numa dessas ocasiões estava uma senhora à frente que ainda por cima nunca mais se despachava, ao que o meu marido comentou: "- Já visto isto?". A minha resposta deixou a senhora sem cor (espero que lhe tenha servido de emenda):"- Coitada, já viste, a senhora é deficiente. Só pode, porque não está grávida, não tem bebés de colo e deve ser deficiência mental, porque motora também não é."

Vera said...

Boa observação. De qualquer maneira é irritante ver instruções para as pessoas se comportarem decentemente. E já não é a 1a vez que noto isso em Portugal; por exemplo: quando abre uma nova caixa num supermercado, a caixeira anuncia que podem ir áquela caixa, sublinhando "por ordem" ! quer dizer que se ela não dissesse isto lhe saltavam todos em cima ? sinceramente ! faz-nos sentir uns tontinhos mal educados ...
Sabes, infelizmente pessoas mal educadas (que não respeitam os outros, é sobretudo isso) há em todo o mundo. O melhor é ignorá-las. Em Itália, na Ikea também é assim, salve-se quem puder para arranjar uma mesa. Mas não há instruções nas paredes. Tu pegas no teu tabuleiro, procuras uma mesa, e mesmo que esteja atulhada de casacos e malas para marcar o lugar, sentas-te. É uma prioridade de facto. Achas que te vão bater ou entornar o teu tabuleiro ? impossível, estamos numa sociedade civilizada, não no planeta dos macacos. Terão de procurar outra mesa para "acamparem", resignam-se e às vezes até pedem desculpa porque se dão conta da figura que fazem. Vive e lascia vivere, dizem muito os italianos (mas sem instruções, please! ) e eu acho que é uma boa filosofia ;-)

Anonymous said...

pois é..essa lata que nos falta!! Sentarmos e começar a comer! Até agora só tenho essa lata quando estou escondida atrás do meu volante... parece que aí as 4 portas ajudam-me a defender os meus direitos :)

Anonymous said...

Hello mamadalicenca.blogspot.com people.

Are you looking to get your Online Store [b]Listed on top of Yahoo[/b] search engine? Maybe you are looking to get more traffic? We have the solution for you! We offer you an exclusive chance to experiance the knowledge of our [b][url=http://xrumer-blast.com/marketplace/xrumer-products/]Xrumer Services[/url][/b]. [url=http://www.xrumer-blast.com][img]http://xrumer-blast.com/wp-includes/images/smilies/icon_smile.gif[/img][/url]

It is NOT trash! This is a human created message specifically created to demonstrate the power of our automated software and its potential of reaching wide variety of audience in an effective and time saving manner.

We are a group of veteran [b]Xrumer[/b] and [b]SEO Experts[/b] that provide [b]Affordable, High Quality, [url=http://xrumer-blast.com/marketplace/seo-products/]Search Engine Optimization Service[/url][/b]. Post your message on thousands of forums, message boards, blogs and journals and gain organic traffic in a matter of days! With the help of our [b][url=http://xrumerblast.livejournal.com/]Search Engine Optimization Experts[/url][/b] your [b]Bussiness URL[/b] can appear on [b]6193[/b] message boards and forums. Receive almost instant increase of your search engine rankings, Get thousands of quality backlinks directly to your Website without lifting a finger!

Our goal is simple; we want to make you and your website on the top of every search engine so you and your family can enjoy the comfort of steady, automatic income without leaving your home. Trough our [b][url=http://xrumer-blast.com/contact-xrumer-blast-com/]SEO Advice[/url][/b] you will get one of the best support seen in the industry. As part of our [b]Search Engine Optimization Services[/b], we take care of everything for you, from Optimizing your Website for search engines all through ranking your Bussiness on the first page of your Bing.

For more information regarding [b]Search Engine Optimiztion[/b] and [b]Xrumer Blast Services[/b] visit [b][url=http://xrumerservice.livejournal.com/]Xrumer Blast[/url][/b]. Our site includes everything you need to order your first [b]Xrumer Blast[/b], you can create the most appropriate message (Project) to suit your Blog, send us the information and after the payment clearance we will start working immediatly!

[url=http://xrumer-blast.com/marketplace/][img]http://xrumer-blast.com/wp-content/uploads/Xrumer-Blast-Logo.png[/img][/url]

Anonymous said...

[u]hi all, i found this website and wonder if anyone purchased cookbook software from them ?[/u]