Wednesday, September 5, 2007

B-à-bá das escolas

Começou a corrida às escolas. Em Setembro de um ano temos de inscrever as crianças para que entrem na escola em Setembro do ano seguinte (isto num país organizado até teria lógica, em Portugal não tem).

Como estas inscrições são meio para "tapar o sol com a peneira", só entra na escola que tiver melhor cunha. Ou seja, a maior parte das pré-incrições são só para descargo de consciência dos pais sem cunha e para dar boa imagem à escola que, supostamente, não nega lugar a ninguém. Isto chegou ao ponto de até as escolas públicas terem cunhas e esquemas para se entrar.

E a verdade é que se a cunha não estivesse tão instituida este problema não se punha. Só que quando se ouve falar das dificuldades que se põem, até o pai mais honesto diz: "ok, se conheces lá alguém eu aceito".

Claro que há escolas onde não é assim tão dificil entrar, mas já fui ver algumas. As condições não são boas e algumas têm a coragem de nos pedir mais do que uma escola conceituada. (Leia-se mais do que um ordenado minímo português).

Sempre disse que nunca me ía pôr em filas durante a noite (sim, há quem fique) para garantir um lugar numa escola onde TEMOS de pagar. A ver vamos.

1 comment:

TCM said...

hello mama, how are u there ??