Tuesday, July 24, 2007

Ground Control to Major Tom


Quando imaginei ter filhos, sempre achei que uma das principais regras seria: só vão ver televisão quando tiverem 30 anos e mesmo assim com grande supervisão.


Só que, quando decidi aumentar a família, já me tinham trocado as voltas e eu nem tinha percebido. Tinhamos aderido a um pacote da TV Cabo (deixem-me aqui ressaltar que é uma das piores empresas do país) que tem vários canais temáticos, nomeadamente, o famoso (entre alguns pais) Baby TV.

Claro que o meu cepticismo de meia tigela disse: NEM PENSAR! Onde é que já se viu, um canal para bebés?

Pois, só que no meio de um zapping começámos a ver o interesse da criança naqueles bonecos fofinhos e até parámos, e depois já está. Adeus ideologias cor-de-rosa.

O pior (ou o melhor, não sei) é que o Canal não é mau. Como o criador nos diz no site, a ideia do canal surgiu depois de uma noite a rebobinar uma cassete de video, de um filminho infantil qualquer, quando o filho dele não queria dormir.

Realmente aqueles programas foram feitos para crianças pequenas, vê-se que há preocupação nos conteúdos, os episódios não têm mais de 5 minutos cada um, os bonecos são simpáticos, as histórias inofensivas e didácticas, as músicas são bonitas e até têm alguns "piscanços de olho" aos pais, com arranjos musicais que lembram desde Cole Porter a David Bowie.

É esse o grande defeito da Baby TV. Nós não lhe conseguimos pôr defeitos, para além de ser na TV. E pior, quando precisamos que eles fiquem imóveis durante 2 minutos para irmos a correr tirar uma coisa do fogão ou para atender um telefonema, eles ficam mesmo.

Pena que, por ser transmitido pela empresa mais ignorante do país, não é traduzido (mas é assim o serviço em Portugal, o consumidor que se arranje porque nós já fazemos o nosso trabalho: cobrar-vos).

E foi assim que por aqui nos rendemos. Não é sempre, não é todos os dias, mas vemos frequentemente.

E para os que não têm filhos mas têm insónias, não há episódio da Bouncy Ball que não resolva o assunto.


PS - Ah, e para quem tem PC (que deve ser a minoria dos meus visitantes, parece-me) ainda podem pôr aqui a foto dos vosso filhos e fazer o filminho mais fofo do mundo para madar à família babada e aos amigos fartos de ver fotos dos filhos dos outros)

1 comment:

Prezado said...

a alienar a criança, já com essa idade... francamente.