Wednesday, June 27, 2007

Primeiro dia de aulas...










Li um artigo na "Vanity Fair" (hoje tenho fonte, estão a ver? Isto está a melhorar) sobre o crescimento da população muçulmana em Londres. Fiquei horrorizada com o xenofobismo do jornalista. Xenofobismo este que actualmente deve ser partilhado por grande parte da população mundial e, of course, alimentado pelos United States of America.


Até percebo as razões dessa desconfiança. Aliás, o artigo faz questão de enumerar exaustivamente atentados e nomes de terroristas.

Mas custa-me pensar o que os pequenos vão ouvir nos próximos tempos:

Quem é Muçulmano é mau. A religião deles cria fanáticos. (Pois é, a Inquisição era coisa de gente normal, e a perseguição aos Judeus também?!?)

Esta é nova globalização dos "maus". Quando eu era pequena os maus eram os ciganos, os pretos e, a um nível mais cinematográfico, os russos.

Não estou a dar uma de hipócrita. Se a escola da minha filha estiver cheia de Muçulmanos vou pensar alguns disparates e preocupar-me sobre quem são os pais e o que lhes irá pela cabeça.

Só não gosto de pensar que quem teve o "azar" de nascer "no país/religião errado" vai ter que passar o resto da vida a ser olhado de lado só por isso. E que esse olhar, vai começar no primeiro dia de aulas....

2 comments:

Vera said...

O xenofobismo é uma coisa horrível.
Mas que "não há fumo sem fogo" é um facto. Vivo num país maioritáriamente muçulmano (mas não é fundamentalista) e cheguei aqui sem ideias feitas contra os muçulmanos (até porque não os conhecia de perto). Mas à medida que vou conhecendo a realidade, a maneira como tratam sem consideração as mulheres (eles dirão que é só diferente da maneira ocidental, mas Santa Clotilde ! eu prefiro como tratam as mulheres no ocidente, tantos progressos na condição da mulher para voltar à pré-história por razões religiosas não !), os marabous das escolas corânicas que mandam as crianças pedir esmola nas ruas e uma maneira de encarar a vida fatalista, nada dinâmica ...
Enfim, não se pode agradar a gregos e troianos , aquilo que eu vejo não gosto nada ! isto não implica que as pessoas em si não tenham qualidades individuais ...mas a religião define os seus comportamentos no dia a dia...

Calais Pedro Family said...

Entao a tua filhota ja esta na escolinha? Gostou do primeiro dia? Nao sei se os Estados Unidos so incentivam a xenofobia. A nivel escolar, sao ate bastante inclusivos, ou seja, tem a preocupacao (a meu ver exagerada) de querer manter um equilibrio racial. Por exemplo, inscrevi a Beatriz numa escola que fez dois sorteios: um para African-americans e outro para todos os outros grupos raciais (nos estavamos neste ultimo, logo nao tivemos hipoteses). Talvez isto seja xenofobo, talvez seja so uma maneira de contornar um problema bem maior... a ver vamos no futuro...